top of page
Foto do escritorInsectum

Fungos endofíticos no controle de pragas


Fungos endofíticos no controle de pragas


Jéssica Letícia Abreu Martins e Gabriela de Figueiredo Jacintho


1.1 Fungos endofíticos


O controle biológico de pragas engloba inúmeras estratégias que visam reduzir as populações de insetos-praga para um nível abaixo daquele considerado de dano econômico. De acordo com Eleingerg et al., este controle precisa ser feito utilizando-se organismos vivos, os quais podem ser predadores ou agentes microbiológicos, tais como bactérias, fungos , protozoários e os fungos.


Os fungos entomopatogênicos são microrganismos que controlam uma vasta gama de insetos praga, baseando-se no contato entre ele e os conídios dos fungos, os quais germinam na cutícula do inseto e por meio de seus apressórios, perfuram o tegumento e se desenvolvem no interior dele. Estes fungos são comumente utilizados na agricultura, em especial aqueles do gênero Beauveria e Metarhizium.


Além da característica entomopatogênica, os fungos ainda podem estabelecer relações mutualísticas com algumas famílias de plantas, atuando como fungos endofíticos. Nesta íntima relação, a planta e o fungo oferecem benefícios mútuos, tais como:


  • Melhoria na absorção de nutrientes por parte da planta;

  • Resistência à condições de déficit hídrico;

  • Degradação de metais pesados presentes no solo;

  • Menor susceptibilidade a ataque de patógenos e pragas.


Fonte: CC search


1.2 Como funciona a relação entre fungos e plantas?


Após iniciarem o seu desenvolvimento conjunto, os fungos endofíticos começam a se desenvolver entre as células dos tecidos dos órgãos das plantas, de modo que os micélios dos fungos se desenvolvem de forma intracelular. apesar de poderem ser encontrados em todos os órgãos da planta, a maior densidade e diversidade dos fungos endofíticos são encontrados na zona radicular das plantas.



Inicialmente, logo após o processo de infecção da planta pelo fungo endofítico, a planta pode reconhecê-lo como um potencial invasor, no entanto, este é o primeiro gatilho para que as respostas imunes comecem a ser sintetizadas pela planta, em especial as estratégias de resistência contra herbívoros. Por meio de metabólitos secundários sintetizados pela planta, a defesa química induzida desfavorece o ataque os insetos à planta.


Além disso, como a planta com o fungo endofítico consegue absorver um maior aporte de nutrientes, outros parâmetros morfo-fisiológicos da planta podem ser favorecidos, tais como o tamanho de plantas e o número de folhas. Desta forma, a produtividade de uma cultura, por exemplo, pode ser favorecida pela presença deste tipo de fungo, visto que com o aumento da área fotossintética de uma planta combinada à maior resistência ao ataque de patógenos e doenças favorecem melhores resultados de produção.


1.3 Aplicações


Estudos realizados por Canassa et.al demonstraram a eficiência de isolados de Beauveria bassiana e de Metarhizium robertisii no controle do ácaro Tetranychus urticae e no desenvolvimento de plantas de feijão. Por meio de inoculação dos microrganismos nas sementes de feijão, o desenvolvimento da relação endofítica foi iniciado. Em seus experimentos, observou-se que em relação à testemunha, as plantas inoculadas com B. bassiana, M. robertisii ou uma mistura de ambos apresentaram: a) menores infestações pelo ácaro rajado; b) maior altura de plantas e c) maior número de folhas por planta. Desta forma, é comprovada a relação benéfica desenvolvida entre um fungo e uma planta.

Muitos estudos acerca destas interações ainda precisam ser realizados, de modo que se compreenda não só os mecanismos de ação da resistência adquiridas, mas também para o fornecimento de princípios que auxiliem na escolha das espécies envolvidas em um plano que visa o controle biológico de pragas e donças.


1.4 Links para vídeos sobre o assunto


“Fungos endofíticos”



“Como funciona e o que é o fungo Metarhizium?”


1.5 Referências


Posada, F., & Vega, F. E. (2006). Inoculation and colonization of coffee seedlings (Coffea arabica L.) with the fungal entomopathogen Beauveria bassiana (Ascomycota: Hypocreales). Mycoscience, 47(5), 284-289.


Canassa, F., Tall, S., Moral, R. A., de Lara, I. A., Delalibera Jr, I., & Meyling, N. V. (2019). Effects of bean seed treatment by the entomopathogenic fungi Metarhizium robertsii and Beauveria bassiana on plant growth, spider mite populations and behavior of predatory mites. Biological Control, 132, 199-208.

606 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page