Walysson Mendes Gomes
Os insetos são alguns dos seriem vivos mais populosos de todo o planeta. A massa geral de insetos presente na terra é bem maior que outros series vivos, incluindo os humanos. Além se superpopulosos e diversos, os insetos estão presente em todo o globo e realizam diversos serviços ecossistêmicos que geram equilíbrio e beneficiam toda a vida na terra.
Contudo, a quantidade de espécies e espécimes de insetos vem diminuindo ao passar dos anos. Reportagens e estudos nos alertam sobre o declínio de insetos, relacionando seu desaparecimento a diversos fatores como uso exacerbado de inseticidas, mudanças na temperatura da terra e alterações dos habitats naturais. Apesar de esforços para reverter essa situação, você já parou para pensar como seria a nossa vida sem os insetos?
A primeira coisa que iríamos notar seria a queda na produção de alimentos. Os insetos são parte fundamental na saúde do solo, sendo responsáveis pela areação, ciclagem de nutrientes e de dispersão de sementes de diversos tipos de plantas. Além disto, abelhas, e outros insetos como besouros, moscas e borboletas são responsáveis por polinizar várias espécies de flores e plantas usadas diariamente no nosso consumo. As abelhas são responsáveis pela polinização de 73% das espécies de plantas cultivadas. Além delas, moscas são responsáveis por realizar a polinização em 19% de cultivos usados pelos humanos. Sem a presença destes insetos, a alimentação que conhecemos hoje mudaria drasticamente, e a produção das plantas restantes não seriam o suficiente para alimentar toda a população.
Cada espécie de inseto possui um papel fundamental em todo o ecossistema. Mesmo que algumas pessoas possam achar ótimo que algumas espécies transmissoras de doenças como mosquitos desapareça, o impacto causado seria bem maior do que a queda de transmissão de doenças. Muitos insetos são base de cadeias tróficas, servido de alimento para vários animais, incluindo anfíbios, aves, répteis, pequenos mamíferos e até nós humanos. Sem estes insetos, grande parte destes animais morreriam, causando um enorme desequilíbrio ambiental.
Os insetos também são peças fundamentais na degradação de matéria orgânica animal e vegetal. Sem eles, estaríamos rodeados de corpos, folhas, troncos e fezes que demorariam ainda mais para se decompor, e os nutrientes são seriam devidamente misturados com o solo, deixando-o pobre para crescimento vegetal.
Bem, isto são algumas coisas que podem acontecer se os insetos desaparecessem da terra. Apesar de termos hoje tecnologias voltadas para o uso de mini-drones capazes de fazer funções próximas as dos insetos, certamente nossa vida seria bem pior sem eles.
Referências
1. JOHN E. LOSEY AND MACE VAUGHAN. The Economic Value ofEcological Services Provided by Insects. BioScience (2006).
2. Menta, C. & Remelli, S. Soil health and arthropods: From complex system to worthwhile investigation. Insects vol. 11 (2020).
3. Ecological Entomology - 2002 - Andresen - Dung beetles in a Central Amazonian rainforest and their ecological role as.
4. Peixoto, P. G. et al. The Significance of Pollination for Global Food Production and the Guarantee of Nutritional Security: A Literature Review. in 7 (MDPI AG, 2022). doi:10.3390/environsciproc2022015007.
5. Ecological Entomology - 2002 - Andresen - Dung beetles in a Central Amazonian rainforest and their ecological role as (1).