Exposição de pintura: "O Realismo da Vida", por Edwin Dominguez
- Insectum
- 23 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de mai. de 2020
A exposição O Realismo da Vida de Edwin Dominguez, membro do Grupo de Estudos INSECTUM, estreou no dia 4 de novembro e ficou em cartaz até dia 29 de novembro na Estação Cultural da Universidade Federal de Viçosa, Campus Viçosa. A exposição retrata a vida dos insetos e outros animais dentro de seu habitat, a relação deles com as plantas ou com outros organismos (reprodução, predação, etc).

Pintor doutorando Edwin Dominguez, com sua primeira pintura.
Edwin veio do Panamá para realizar seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Entomologia. Começou a pintar quando teve sua primeira aula de pintura aqui no Brasil em 2018. A princípio a pintura veio apenas para distrair a cabeça das atribuições da sua pesquisa mas, logo depois, se tornou uma paixão. Ao perguntar qual era sua inspiração o autor respondeu: “Minha inspiração para iniciar a pintura era mostrar e conhecer melhor a beleza da natureza que temos e que muitas vezes esquecemos por ter uma vida muito agitada, como trabalho, estudos, etc.”
É possível observar em seus quadros a técnica de pintura óleo em tela, expressando o realismo e naturalismo segundo sua perspectiva. Cada quadro possui um grau de complexidade e isso determina o tempo que o autor gasta realizando a sua arte, porém ele passa em média três dias para finalizar um quadro.
Pinturas realistas retratada por Edwin Dominguez
Ao ser questionado sobre qual é a história por trás dos quadros, responde: “Cada um dos meus quadros têm uma história, eu teria que falar de cada um em especial. Mas, posso dizer que alguns estão relacionados com alguma fase da minha vida ou alguma experiência que tive ao ver esse inseto. Por exemplo, tenho um quadro sobre a esperança (Orthoptera) que destaca que a gente nunca deve perder a esperança num futuro positivo, o otimismo sempre deve ser nosso caminho”. Por fim, questiono porque o autor gosta de pintar quadros entomológicos, e responde: “Eu passei a pintar quadros entomológicos porque sou taxonomistas de Cicadellidae, um grupo de insetos. Além disso, por gostar muito dos insetos.”
Quadros realistas da entomofauna, retratados por Edwin Dominguez.
Conheça mais sobre Edwin Dominguez, acesse seu blog: BIOFORO
Realização: Universidade Federal de Viçosa
Apoio: Estação Cultural - UFV
Por Douglas Ferreira e Jéssica Martins
댓글